Agência Panafricana de Notícias

Presidente tunisino recebe ministro argelino dos Negócios Estrangeiros

Túnis, Tunísia (PANA) - O Presidente tunisino, Kais Saied, recebeu segunda-feira o ministro argelino dos Negócios Estrangeiros, Ramtane Lamamra, portador de uma mensagem escrita do seu homólogo argelino, Abdelmadjid Tebboune.

Durante a audiência, o Presidente tunisino reafirmou a "profundidade das relações entre a Tunísia e a Argélia", lembrando os sacrifícios feitos pelos dirigentes dos movimentos de libertação em ambos os países, dando origem a "valores de solidariedade e a um destino comum".

Reafirmou o profundo desejo da Tunísia de continuar a coordenar  com a Argélia as questões bilaterais e regionais, a fim de reforçar a segurança e a estabilidade de ambos os países e enfrentar todas as ameaças contra a região.

Por seu lado, o ministro argelino dos Negócios Estrangeiros considerou que o período histórico e sensível que a região atravessa exige uma maior coordenação entre a Tunísia e a Argélia em benefício dos dois povos "irmãos".

O ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros, Othman Jerandi, realizou uma sessão de trabalho com o seu homólogo argelino, durante a qual os dois ministros saudaram "o quadro estratégico das relações entre os dois países irmãos", afirmando "o desejo comum de os reforçar para os levar ao mais alto nível".

Os dois homens discutiram sobre "as importantes questões regionais e internacionais de interesse comum", na perspetiva das sessões previstas, particularmente a reunião de consulta dos países vizinhos da Líbia que vai decorrer, em Argel, nos dias 30 e 31 de agosto de 2021.

Uma outra reunião está agendada para 09 de setembro, no Cairo, no Egipto, a nível do Conselho de Ministros da Liga árabe, antes da 76ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, no mesmo mês, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Esta é a terceira visita do chefe da diplomacia argelina à Tunísia desde a demissão do primeiro-ministro tunisino, Hichem Mechichi, e o congelamento dos trabalhos do Parlamento seguido do levantamento da imunidade dos deputados,  a 25 de Julho último.

-0- PANA VAO/BAI/IS/DIM/IZ 25ago2021