Presidente tunisino participa em mini-cimeira de Berlim

Túnis, Tunísia (PANA) – O Presidente tunisino, Béji Caïd Essebsi, participa terça-feira, em Berlim, nos trabalhos da minicimeira dos líderes africanos dos países-membros da iniciativa alemã para uma parceria com África, na presença de altos responsáveis das instituições financeiras internacionais.

Esta minicimeira, que se inscreve no quadro do grupo dos 20, visa o reforço da parceria com África lançada  pela Presidência alemã do grupo dos 20, em 2017, através do apoio às iniciativas e aos programas de investimentos que visam a realização do desenvolvimento sustentável nos países africanos, nomeadamente para garantir empregos aos jovens.

O Presidente Essebsi manterá, à margem deste encontro, uma série de reuniões bilaterais com vários líderes dos países e das organizações participantes, segundo um comunicado publicado  este domingo pela Presidência da República tunisina.

Uma convenção do « grupo dos 20 com África » foi lançada em 2017 durante uma cerimónia presidida pela Alemanha com o objetivo de aumentar a atração dos investimentos através da melhoria sensível dos quadros económicos, do comércio e das finanças, lembre-se.

Esta convenção agrupa vários países africanos e instituições financeiras internacionais, nomeadamente o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial (BM) e outros parceiros bilaterais do grupo dos 20.

Ela visa a coordenação entre os programas de reformas específicas a qualquer país e a ajuda às medidas políticas bem como a informação aos investidores privados sobre as oportunidades de investimentos.

No total 11 países africanos aderiram até ao presente a esta iniciativa. Trata-se da Tunísia, do Benin, da Côte d’Ivoire, do Egito, da Etiópia, do Gana, da Guiné-Conakry, de Marrocos, do Rwanda, do Senegal  e do Togo.

-0- PANA YY/IN/BEH/FK/IZ 28out2018

28 Outubro 2018 17:13:10


xhtml CSS