Agência Panafricana de Notícias

Presidente togolês saúda construção de novo Canal de Suez

Cairo, Egito (PANA) - O chefe do Estado togolês, Faure Gnassingbé, considerou que a realização do novo Canal de Suez não era uma primeira proeza para os Egípcios, que construíram as grandes pirâmides, e reafirmou o apoio do seu país ao Egito na sua guerra contra o terrorismo.

O Presidente togolês falava quarta-feira à noite durante a audiência concedida ao primeiro-ministro egípcio, Ibrahim Mahlab, no Cairo, onde Faure Gnassingbé chegou para participar na cerimónia de inauguração do novo Canal de Suez esta quinta-feira.

Segundo o porta-voz oficial do Conselho de Ministros do Egito, Hossam Al-Qaouich, o primeiro-ministro egípcio afirmou, nesta ocasiaõ, o desejo do seu país de reforçar a sua cooperação com o Togo em todos os domínios, incluindo a formação em matéria de saúde e de serviços de socorros.

Ele indicou que o Egito estava pronto para enviar uma caravana médica urgente ao Togo e que as empresas egípcias estavam dispostas a participar em todos os projetos de desenvolvimento executados neste país.

O primeiro-ministro egípcio afirmou, também, que uma coordenação será feita com o Ministério egípcio da Aviação Civil para examinar os pedidos togoleses para a abertura duma ligação aérea para a capital togolesa pela companhia egípcia Egyptair.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/TON 06agosto2015