Presidente tchadiano participa na cimeira sobre Darfur

Tripoli- Líbia (PANA) -- O Presidente tchadiano Idriss Déby chegou segunda-feira à tarde a Tripoli para participar na cimeira africana dos cinco sobre Darfur realizada no mesmo dia na capital líbia.
A cimeira patrocinada pelo estadista líbio Muamar Kadadi foi consagrada à busca de soluções para restabelecer a estabilidade e a paz na província de Darfur vítima de uma crise político-económica desde Fevereiro de 2003.
A cimeira realizou-se apenas alguns dias após a organização em Tripoli do terceiro encontro dos actores de Darfur que terminou com a publicação de um documento denominado "Declaração de Tripoli 2".
A declaração de Tripoli inclui um cessar-fogo executório dos acordos e protocolos concluídos entre os dois movimentos rebeldes e o governo sudanês, a cooperação entre a administração civil, os rebeldes e os dignitários locais.
O compromisso para uma acção visando a libertação de todos os detidos e prisioneiros de guerra, a suspensão de todas as formas de agressão e a abertura das vias de socorros e do comércio entre Darfur e o exterior fazem igualmente parte do documento.

17 Maio 2005 10:02:00




xhtml CSS