Presidente sul-sudanês aceita reunir-se com líder rebelde em Cartum

Cartum, Sudão (PANA) – O Presidente sul-sudanês, Salva Kiir Mayardit, aceitou reunir-se com o líder rebelde e seu antigo Vice-Presidente, Riek Machar, em Cartum, no quadro de uma iniciativa do Governo sudanês para resolver o conflito armado no Sudão do Sul.

Segundo a Radio Omdurman (uma estação pública) esta quarta-feira, o Presidente Kiir declarou-se disposto a este encontro em resposta a uma mensagem verbal do Presidente sudanês, Omar el-Bashir, transmitida pelo ministro sudanês dos Negócios Estrangeiros, Al-Dirdiri Mohamed Ahmed,  durante uma visita terça-feira na capital sul-sudanesa, Juba.

A rádio citou o Presidente Kiir como tendo enaltecido os esforços do Presidente El-Bashir para a paz e a estabilidade no Sudão do Sul.

Al-Dirdiri fez-se acompanhar  do ministro do Petróleo e Gás, Abdul Gadir Abdull, e do responsável da Segurança, Salah Abdulla Gosh, segundo a rádio, que acrescentou que o ministro do Petróleo se avistou com o seu homólogo sul-sudanês para analisar a cooperação entre os dois países, insistindo na retomada da produção petrolífera no Sudão do Sul.

O Sudão beneficia do setor petrolífero sul-sudanês sob forma de direitos pagos pela utilização do oleoduto que transporta o petróleo para os portos sudaneses do Mar Vermelho.

O chefe da Segurança sudanesa passou igualmente em revista, com o seu homóloho sul-sudanês, os domínios da cooperação para a segurança e a estabilidade nas províncias fronteiriças comuns e  nas províncias produtoras de petróleo.

-0- PANA MO/MA/FJG/BEH/FK/IZ 06junho2018

06 Junho 2018 14:38:03


xhtml CSS