Presidente sul-africano regressa após missão de mediação na Côte d'Ivoire

Cidade de Cabo, África do Sul (PANA) – O chefe de Estado sul-africano, Jacob Zuma, deve regressar esta terça-feira ao seu país, após uma visita de dois dias a Abidjan para ajudar a resolver a crise pós-eleitoral na Côte d’Ivoire.

Zuma é membro do painel da União Africana (UA) encarregue de encontrar uma saída pacífica para a crise política na Côte d'Ivoire, país onde o chefe de Estado cessante, Laurent Gbagbo, e o seu opositor Alassane Dramane Ouattara disputam o poder depois da segunda volta das eleições presidenciais de 28 de novembro de 2010.

O painel de alto nível da UA, que se reuniu na Mauritânia, devia estabelecer o diálogo com todas as partes do conflito em Abidjan, para encontrar uma solução à crise.

Em representação das cinco regiões geográficas do continente, o painel compreende os Presidentes do Burkina Faso, Blaise Compaoré; do Tchad, Idriss Deby Itno; da Mauritânia, Mohamed Ould Abdel Aziz; da África do Sul, Jacob Zuma; e da Tanzânia Jakaya Kikwete.

O painel deve concluir a sua missão antes do fim do mês de fevereiro e informar o Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA).

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/MAR/IZ 22fev2011

22 Fevereiro 2011 11:44:36




xhtml CSS