Presidente sul-africano no Zimbabwe para mediar crise política

Harare- Zimbabwe (PANA) -- O Presidente sul-africano, Thabo Mbeki, é aguardado quinta-feira em Harare para discussões que se inscrevem no quadro dos seus esforços de mediação da crise política no Zimbabwe, informa um comunicado oficial.
O comunicado dos serviços de Mbeki indica que o Presidente sul- africano, em rota para o Uganda onde participará na Cimeira da Commonwealth, faria uma escala em Harare para discutir com o Governo e a oposição.
"A visita do Presidente Mbeki pretende reforçar o processo de diálogo (entre a oposição e o Governo no Zimbabwe)", sublinhou o comunicado.
A mediação de Mbeki tornou-se urgente e crucial no Zimbabwe, que deve organizar eleições gerais no início do próximo ano, período durante o qual geralmente cresca a tensão política cresce.
A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) designou Mbeki para desempenhar um papel de medianeiro na longa querela política entre o Governo e a oposição no Zimbabwe.
A oposição acusa o Governo de manipulação eleitoral e de repressão dos seus membros, acusações contestadas com veemência pelo Governo.
Por outro lado, O Governo acusa a oposição de levar a cabo uma campanha violenta, particularmente durante as eleições, com vista a criar tensões a fim de procurar uma intervenção estrangeira.

22 Novembro 2007 11:53:00




xhtml CSS