Presidente sul-africano na cimeira mundial da informação

Joanesburgo- África do Sul (PANA) -- O Presidente sul-africano Thabo Mbeki partiu terça-feira para Túnis, Tunísia, para participar na Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI) a decorrer de 16 a 17 de Novembro corrente, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros em Pretória.
A CMSI é uma resposta da comunidade internacional e dos países ricos em particular ao desafio de garantir o acesso internacional à tecnologia da comunicação e informação, através do uso mais eficiente dos recursos disponíveis.
O encontro busca construir uma sociedade de informação mundial, inclusiva e orientada para o desenvolvimento, também uma das cinco áreas prioritárias da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD).
A cimeira de Túnis vai incidir sobre os processos da implementação e de acompanhamento do acordo às decisões tomadas durante a primeira fase da reunião de Genebra em 2003 e traçar o caminho a seguir.
Pela primeira vez, espera-se que haja um acordo mundial sobre a crucial questão da governação da Internet como parte importante da política pública.
A reuniaõ de Genebra adoptou a Declaração de princípios e o Plano de Acção para realizar uma sociedade inclusiva da informação.
O Plano de Acção sublinha os objectivos de desenvolvimento a serem realizados até 2015 e recomenda também que se priorize os países sub-desenvolvidos e a criação de estratégias nacionais para o desenvolvimento da sociedade da informação.
De acordo com a porta-voz do Ministério sul-africano dos Negócios Estrangeiros, Ronnie Mamoepa, a África do Sul está a desenvolver uma Sociedade da Informação e um Plano de Desenvolvimento destinados a acelerar o crescimento socioeconómico do país pelo uso das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação).
"A África do Sul tem sido um participante activo nesta única cimeira de duas fases e continuou engajada em trabalhar com as outras nações sub-desenvolvidas para assegurar que ejam eemprendidas medidas para corrigir a diferença digital e usar as TIC como instrumento poderoso para o desenvolvimento socioeconómico", disse Mamoepa.

15 Novembro 2005 16:31:00


xhtml CSS