Presidente sul-africano na XXIV Cimeira da UA na Etiópia

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, liderará a delegação do seu país à XXIV Cimeira dos chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), a iniciar-se na próxima sexta-feira em Addis Abeba (Etiópia), anuncia um comunicado transmitido esta terça-feira à PANA.

A 24ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo, prevista para 30 a 31 de janeiro corrente, foi precedida de 23 a 24 do mesmo mês pela 29ª Sessão Ordinária do Comité dos Representantes Permanentes e de 26 a 27 do mesmo mês pela 26ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo.

A  XXIV Cimeira vai decorrer sob o lema "Ano da Autonomização das Mulheres e Desenvolvimento de África para a Concretização da Agenda de 2063".

Durante a Cimeira, em homenagem ao ex-Presidente sul-africano, Nelson Mandela, falecido a 5 de dezembro de 2013, será inaugurada uma sala com o seu nome.

Diversas questões de importância serão debatidas, nomeadamente a adoção da Agenda de 2063 sobre a visão estratégica do continente, a doença do vírus do Ébola e o terrorismo.

A delegação sul-africana, além do Presidente Zuma, integra a ministra das Relações Internacionais e Cooperação, Maite Nkozana-Mashabane, o ministro para a Presidência encarregue do Planeamento, Acompanhamento e Avaliação, Jeff Radebe, e a ministra para a Presidência encarregue das Mulheres, Susan Shabangu.

Ela é composta igualmente pela ministra da Defesa e Antigos Combatentes, Nosiviwe Mapisa-Nqakula, pelo ministro da Função Pública e Administração, Collins Chabane, pelo ministro da Segurança do Estado, David Mahlobo, e pela vice-ministra da Função Pública e Administração, Ayanda Dlodlo.

-0- PANA BAL/JSG/FK/TON 27jan2015

27 Janeiro 2015 15:04:54




xhtml CSS