Agência Panafricana de Notícias

Presidente sul-africano apresenta pêsames por morte de Etienne Tshisekedi

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, apresentou as suas condolências ao povo e ao Governo da República Democrática do Congo (RDC) pela morte do líder da oposição no país, Etienne Tshisekedi.

Tshisekedi morreu quarta-feira aos 84 anos na Bélgica onde ele efetuava um tratamento médico.

O Departamento de Relações Internacionais e Cooperação (DIRCO) declarou, em nome do Presidente Zuma, que o Governo sul-africano soube « com tristeza » da notícia da sua morte.

O Presidente Zuma lembrou que Etienne Tshisekedi, cuja carreira política iniciou-se em 1960, durante a independência da RDC foi, durante várias décadas, uma figura de proa na paisagem política no país”.

« Recordamo-nos do papel essencial que ele desempenhou na vida política do seu país », sublinhou o DIRCO.

Mmusi Maimane, presidente da « Southern African Partnership for Democratic Change », sublinhou sábado que Tshisekedi se ilustrou « durante a sua longa e brilhante carreira política pelo seu combate pela democracia e justiça contra a ditadura e a erosão da vontade popular, uma pedra angular de qualquer governação democrática ».

Maimane indicou que Tshisekedi demonstrou um sentido elevado do serviço a favor do seu povo » indo até opor-se aos considerados como os seus próximos aliados políticos, quando estes desviaram o caminho da democracia e direitos humanos”.

-0- PANA CU/VAO/ASA/BEH/FK/IZ 5fev2017