Agência Panafricana de Notícias

Presidente sul-africano anuncia medidas para combater desemprego de jovens

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente Cyril Ramaphosa anunciou segunda-feira que o Governo sul-africano lançará uma série de medidas adicionais, está semana, para combater o desemprego juvenil.

Há duas semanas atrás, o Gabinete de Estatísticas da África do Sul observou que a taxa oficial de desemprego subiu para um recorde de 32,6 por cento.
 

As taxas de desemprego mais elevadas foram registadas entre os jovens (15-24 anos) com 63,3 por cento,  e entre os 25-34 anos com 41,3 por cento.

 "Hoje, a maior luta dos jovens é contra o desemprego, um fenómeno que se agravou com a pandemia da covid-19. Criar mais oportunidades para os jovens e ajudá-los a ter acesso a essas oportunidades é a principal prioridade do Governo", afirmou.

Combater o desemprego juvenil, disse Ramaphosa, significa acelerar o crescimento económico, especialmente em setores de mão-de-obra intensiva, e reforçar a capacidade do Estado de cumprir o seu papel no desenvolvimento.

“Vamos lançar uma série de medidas adicionais para criar oportunidades, melhorar o desenvolvimento de competências, apoiar jovens empresários e permitir a plena participação dos jovens na economia”, acrescentou.

Segundo ele, isso inclui a criação de uma rede nacional de gestão de percursos, SA Youth, para tornar mais fácil para os jovens receber e aceder às oportunidades e receber um apoio ativo na busca de vias de acesso ao mercado do trabalho”.

 -0- PANA CU/AR/BAI/IS/MAR/IZ 14junho2021