Presidente sul-africano Ramaphosa saúda vitória de Mnangagwa no Zimbabwe

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, saudou esta sexta-feira o seu homólogo do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, pela sua vitória eleitoral.

Ramaphosa telefonou Mnangagwa para o felicitar e apelou a todos os demais líderes políticos do Zimbabwe e ao povo zimbabweano para aceitar o resultado das eleições de segunda-feira, no país, e para seguir a via legal determinada pela Constituição e pela lei eleitoral em caso de  inquietação.

Ramaphosa exprimiu a sua preocupação sobre os eventos sangrentos pós-eleitorais de Harare que fizeram seis mortos, e endereçou as suas condolências às famílias das vítimas.

O chefe de Estado sul-africano manifestou igualmente o seu compromisso de trabalhar estreitamente com Mnangagwa "para reforçar as relações históricas, políticas e fraternas que existem entre a África do Sul e o Zimbabwe, com particular ênfase no fortalecimento da cooperação económica nas áreas prioritárias mutuamente identificadas pelos dois países".

Mnangagwa conquistou 50,8 porcento dos votos contra 44,3 porcento do seu principal rival Nelson Chamisa, no quadro das eleições presidenciais de segunda-feira, segundo a Comissão Eleitoral, que anunciou os resultados eleitorais esta mesma sexta feira.

-0- PANA CU/MA/IZ 3agosto2018

03 Agosto 2018 12:13:09


xhtml CSS