Presidente sudanês promete fim à crise em Darfur

Cartum- Sudão (PANA) -- O Presidente sudanês, Omar Hassan El Beshir, afirmou segunda-feira em Cartum a sua determinação de pôr termo à crise em Darfur, no oeste do país, enquanto prosseguem consultas para retomar em Maio, em Abuja, as negociações entre o seu governo e os movimentos rebeldes da região.
Beshir respondia a uma mensagem do seu homólogo nigeriano e presidente em exercício da União Africana (UA), Olusegun Obasanjo, que lhe foi entregue por um emissário especial, o ex-líder nigeriano Abdussalam Abubakar.
O Presidente sudanês saudou o "papel construtivo" desempenhado pela Nigéria e pela UA no processo de paz em Darfur.
Falando a jornalistas no termo da sua audiência com o líder sudanês, o general Abubakar declarou que a sua visita visava encontrar uma solução para o conflito em Darfur o mais rápido possível.
"Os encontros com o Presidente foram frutuosos", acrescentou.
As negociações de Abuja vão retomar num contexto de pressões intensas exercidas sobre os beligerentes pelo Conselho de Segurança da ONU que votou em Abril último uma resolução que prevê o julgamento dos criminosos de guerra em Darfur pelo Tribunal Penal Internacional de Haia, nos Países Baixos.

19 Abril 2005 16:18:00




xhtml CSS