Presidente sudanês esperado no Egito

Cidade do Cairo, Egito (PANA) – O Presidente sudanês, Omar el-Bechir, é esperado esta segunda-feira na cidade do Cairo para uma visita de 24 horas ao Egito, anunciou no fim de semana o embaixador sudanês neste país, Abdel Mahmoud Abdel Halim.

Àà frente duma delegação de alto nível do Sudão, el-Bachir será recebido em audiência pelo seu homólogo egípcio, Abdel Fattah Al-Siss, de acordo com o diplomata sudanês.

Os dois estadistas reuniram-se a 27 de janeiro último à margem da cimeira da União Africana (UA) em Addis Abeba (Etiópia) no quadro dos esforços destinados a resolver divergências e reforçar as relações de cooperação bilateral.

Naltura, os dois líderes decidiram criar um mecanismo de concertação quadripartida entre os ministros dos Negócios Estrangeiros e os serviços da Inteligência dos dois países, tendo  ultrapassado várias divergências e questões pendentes entre as ambas partes.

As relações entre os dois países registaram nos últimos dias tensões atinentes a questões como o litígio sobre a soberania sobre a localidade de Halaïb, na fronteira entre os dois países, a barragem etíope « A Renascença » e o acordo entre o Sudão e a Turquia sobre uma ilha sudanesa.

-0- PANA YY/IN/TBM/IBA/FK/DD 19março2018

19 مارس 2018 09:41:43


xhtml CSS