Presidente serraleonês informa líder líbio sobre resultados da sua missão na Côte d'Ivoire

Tripoli, Líbia (PANA) – O Presidente da Serra Leoa, Ernest Bai Koroma, informou terça-feira noite o guia líbio, Muamar Kadafi, sobre os resultados da missão que efetuou segunda-feira última na Côte d'Ivoire, anuncia uma fonte oficial líbia.

A sua conversa telefônica com o guia Kadafi, Alto Medianeiro Permanente da Paz e Segurança no espaço da Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos (CEN-SAD), inscreve-se no âmbito duma série de consultas telefónicas relativas à missão de mediação sobre a crise pós-eleitoral que assola atualmente a Côte d'Ivoire.

A mediação foi conduzida por três chefes de Estado da África Ocidental, designadamente Pedro Pires de Cabo Verde, Boni Yayi do Benin e Ernest Koroma da Serra Leoa, a que se juntou o primeiro-ministro do Quénia, Raila Odinga, enviado especial da União Africana (UA).

A delegação manteve encontro em Abidjan, a capital económica da Côte d'Ivoire,  com o Presidente cessante deste país, Laurent Gbagbo, e com Alassane Ouattara, o Presidente eleito durante a segunda volta da presidencial de 28 de Novembro último.

Ele falou do "impasse" nas negociações visando tirar do poder Gbagbo que se recusou a deixá-lo contrariando assim o pedido da  Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), da União Europeia (UE), das Nações Unidas, entre outras instituições.

Gbagbo aceitou negociar sem condições para uma resolução pacífica da crise na Côte d'Ivoire, enquanto o campo adversário exige a sua partida absoluta do poder.

-0- PANA BY/AM/AAS/IBA/CJB/DD          05Jan2011

05 Janeiro 2011 20:58:34




xhtml CSS