Presidente senegalês visita Líbia

Tripoli- Líbia (PANA) -- O Presidente senegalês, Abdoulaye Wade, chegou quarta-feira à tarde em Tripoli, onde se devia reunir com o seu hom´plogo líbio, coronel Muamar Kadafi, para analisar questões da agenda da 7ª cimeira ordinária da União Africana (UA) prevista para 1 a 2 de Julho próximo na capital gambiana, Banjul.
Wade fez ascala em Tripoli no quando regressava da Ásia onde acaba de efectuar uma visita à China e ao Irão.
O chefe do Estado senegalês é membro da Comissão Presidencial formada pela 5ª cimeira ordinária da UA em Abuja (Nigéria) com vista a preparar as disposições executórias relativas às propostas líbias sobre a criação de ministérios a nível da UA, na perspectiva da edificação dos Estados Unidos da África.
As propostas líbias dizem respeito nomeadamente à criação, a nível da UA, dos ministérios dos Negócios Estrangeiros, Defesa, Comércio Externo, Transportes e Comunicações.
Segundo uma fonte diplomática líbia, o coronel Kadafi, que assume actualmente a presidência rotativa da Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos (CEN-SAD), poderá igualmente evocar a evolução deste agrupamento regional com o Presidente Wade, cujo país é membro da instituição.
O general Moustapha Mohamed Kharroubi, membro do comando histórico da Revolução líbia, fewz parte do comité de acolhimento do Presidente Wade e da sua delegação aquando da sua chegada ao aeroporto internacional de Tripoli.

28 Junho 2006 22:29:00




xhtml CSS