Presidente senegalês saúda conclusão de centro de conferências para cimeira da OIF

Dakar, Senegal (PANA) – O Presidente do Senegal, Macky Sall, congratulou-se com a rapidez com que foi construído o Centro Internacional de Conferências de Diamniadio (CICD),  a 40 quilómetros a leste de Dakar, com o apoio da Turquia, para acolher a próxima cimeira da Organização Internacional da Francofonia (OIF).

Intervindo durante a cerimónia de inauguração deste Centro, quinta-feira, o líder senegalês indicou que a obra custou mais de 57 biliões de francos CFA (cerca de 110 milhões de dólares americanos) dos quais 32 biliões (cerca de 61 milhões de dólares americanos) provenientes de um empréstimo da Turquia e o resto financiado pelo Estado do Senegal.

"O êxito deve residir no esforço, no trabalho bem feito e na exigência de qualidade", declarou Sall, instando os seus compatriotas a trabalhar com rigor  e disciplina.

O Presidente Sall anunciou, por outro lado, o próximo lançamento, também em Diamniadio, das obras de construção da segunda universidade de Dakar num investimento de 65 biliões de francos FCA (perto de 125,380 milhões de dolares americanos).

O Centro ora inaugurado vai acolher a XV cimeira da OIF prevista para 29 a 30 de novembro próximo.

Construída numa área de 50 hectares,  a obra comporta uma grande sala de conferências com capacidade para mil e 500 assentos, salas de reuniões e outras infraestruturas básicas.

As obras, que duraram 11 meses, foram realizadas por 800 operários, dos quais 500 trabalhadores permanentes, sob a direção de engenheiros e técnicos turcos.

Pelo menos 77 chefes de Estado e de Governo são esperados na cimeira da OIF que será marcada pela eleição de um novo novo secretário-geral em substituição do antigo Presidente do Senegal, Abdou Diouf, que dirige a organização desde 20 de outubro de 2002.

A cerimónia de inauguração do CICD decorreu na presença do primeiro-ministro senegalês, Mohammed Ben Abdallah Dione, do presidente da Assembleia Nacional, Moustapha Niasse,  dos membros do Governo, do corpo diplomático, do ministro gabonês dos Negócios Estrangeiros, Francofonia e Integração Regional e do vice-ministro turco da Economia.

-0- PANA AAS/IS/SOC/FK/IZ 26out2014

26 Outubro 2014 18:23:15




xhtml CSS