Agência Panafricana de Notícias

Presidente senegalês promete fim às injustiças da poligamia contra crianças

Dakar, Senegal (PANA) - O Presidente senegalês, Abdoulaye Wade, comprometeu-se a criar leis para pôr termo ao fenómeno das crianças resultantes da poligamia, como uma das principais causas do aumento de crianças de rua.

O chefe de Estado senegalês, que falava à margem da quarta edição da Conferência Internacional sobre a Paridade, revelou que « cada dia, recuperamos muitas crianças de rua algumas das quais nunca conheceram o seu pai. Elas erram pelas ruas como carneiros. É inaceitável. É preciso que reflitamos sobre esta fraqueza da nossa sociedade ».

Para o Presidente Wade, é preciso que «a responsabilidade familiar volte de novo no seio das famílias », lembrando aos pais que « quando fazem filhos, é preciso alimentá-los, vesti-los, educá-los e assumir as suas responsabilidades ».

Lamentando que, atualmente, a maioria dos trabalhos difíceis são efetuados pelas mulheres, Wade defendeu que « a mulher deve gerir os seus bens e recusar-se a ser explorada pelos homens ».

Segundo a Direção da Defesa e Proteção das Crianças, mais de 100 mil crianças abandonadas pelos seus pais mendigam nas ruas do Senegal cuja capital, Dakar, possui mais de sete mil 600 petizes de rua.

-0- PANA SIL/SSB/FK/IZ 19junho2011