Presidente senegalês pede continuação de diálogo político e reconciliação na Côte d´Ivoire

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O Presidente senegalês, Macky Sall, apelou domingo em Addis Abeba aos Ivoirienses para continuarem o diálogo político e processo de reconciliação nacional.

Falando à margem da XX Cimeira da União Africana que arrancou domingo na capital etíope,  Macky Sall disse que a sua missão de facilitação do diálogo político na Côte d´Ivoire acabou.

"O diálogo iniciado entre os atores políticos ivoirienses deve continuar para culminar numa reconciliação", afirmou o Presidente Sall a um grupo de jornalistas, pouco após a sua designação sábado como presidente do Comité dos Chefes de Estado e de Governo para a orientação da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD).

Ele disse ter sido contatado atempadamente por diferentes atores políticos ivoirienses para facilitar o diálogo neste país vizinho e aceite a missão.

Já que os atores políticos ivoirienses discutem diretamente, acrescentou, a minha missão de facilitador acabou.

Próximo do Presidente ivoiriense Alassane Ouattara, seu correligionário na Internacional Liberal, Macky Sall, mantém igualmente boas relações com a Frente Popular Ivoiriense (FPI, ex-partido no poder agora na oposição), o que o levou a aceitar ser facilitador do diálogo inter-ivoiriense.

-0- PANA SEI/JSG/MAR/DD 27jan2013

27 Janeiro 2013 15:15:21




xhtml CSS