Presidente senegalês magnifica Grande Teatro Nacional do país

Dakar, Senegal (PANA)   - O Presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, declarou este fim de semana em Dakar que o Grande Teatro Nacional é a primeira das oito "Maravilhas"  de Dakar.

Falando durante a cerimónia de inauguração desta infraestrutura, o líder senegalês indicou que esta obra faz parte do Parque Cultural do país que será constituído de oito Maravilhas.

O Presidente Wade declarou que as sete outras « Maravilhas » a construir são o Museu das Civilizações Negras, o Museu da Arte Contemporânea, a Biblioteca Nacional, os Arquivos Nacionais, a Escola das Belas Artes, a Escola da Arquitetura e o Palácio da Música.

Ele sublinhou que este  Parque Cultural é chamado a fazer emergir o turismo e as indústrias culturais como pólos essenciais do desenvolvimento económico e social do Senegal.

"É o Senegal e África que se posicionam como alto lugar de criação, formação, conservação e valorização dos conhecimentos e de todas as formas de expressão cultural », afirmou o Presidente Wade.

Ele desejou  que o Grande Teatro seja um espaço destinado à criação e à expressão da qualidade e que ele se torne num dos lugares mais visitados de Dakar.

« As Oito Sete Maravilhas estão consagradas à juventude do Senegal, de África, da diáspora e a todos os homens e a todas as mulheres de boa vontade dedicados à promoção do que nós temos de essencial », disse.

A cerimónia de inauguração do Grande Teatro Nacional realizou-se na presença do Presidente do Mali, Amadou Toumani Touré como convidado de honra, da vice-presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular da China, Chen Zhili, e do embaixador da China no Senegal, Yuanxing Gong.

-0- PANA SIL/AAS/FK/IZ 17abril2011

17 Abril 2011 11:53:30


xhtml CSS