Presidente senegalês exorta Ivoirienses a deporem armas

Dakar, Senegal (PANA) – O Presidente senegalês, Abdoulaye Wade, sugeriu sexta-feira em Dakar ao seu homólogo ivoiriense, Alassane Dramane Ouattara, para pedir aos seus compatriotas para deporem as armas a fim de contribuir para a instauração rápida da paz no seu país.

Falando em conferência comum na ocasião do segundo e último dia da visita de amizade e trabalho do Presidente Ouattara ao Senegal, Wade instou o seu hóspede a lançar um apelo patriótico para os convencer a deporem as armas que ele poderá mesmo comprar e guardar.

O Presidente senegalês sugeriu-lhe igualmente para pedir desculpa ao povo ivoiriense, e pensar igualmente na juventude do país, sobretudo estudantes.

Segundo  o comunicado final desta visita, o Presidente ivoiriense convidou o Presidente Wade a efetuar uma visita oficial à Côte d'Ivoire cuja data será fixada por via diplomática.

Durante o seu encontro, os dois interlocutores sublinharam a necessidade de reforçar a concertação entre os seus países a todos os níveis para fazer do eixo Dakar-Abidjan « um dos motores privilegiados da integração na África Ocidental ».

De acordo com a mesma nota, os dois estadistas exprimiram a sua vontade de trabalhar juntos para a promoção da integração na África Ocidental através do reforço dos mecanismos institucionais, económicos, comerciais e monetários no seio da União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA) e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

-0- PANA COU/AAS/SOC/FK/DD 14maio2011

14 mai 2011 10:36:10




xhtml CSS