Presidente senegalês esperado na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O Presidente senegalês, Macky Sall é aguardado em Noukchott, quinta-feira próxima em Nouakchott para uma visita de amizade e de trabalho de 48 horas à Mauritania, soube a PANA neste fim de semana de fontes oficiais.

A visita do chefe de Estado senegalês à Mauritânia responde a um convite do seu homólogo mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, transmitido ao destinatário sexta-feira última à noite, durante uma audiência, por um emissário especial deste último, Mohamed Ould Abdel Vettah, ministro mauritano do Petróleo, Energia e Minas.

No programa desta visita figuram assuntos de interesse comum, nomeadamente a pesca e a exploração comum do gás marítimo transfronteiriço.

Novas negociações entre os dois países devem desembocar na renovação de várias centenas de licenças concedidas aos pescadores artesanais de Saint-Louis, no norte senegales, fronteiriço da Mauritânia.

A entrega destes documentos foi suspensa em 2016, depois da adoção, pela Mauritânia, duma nova legislação sobre a gestão da pescas.

A visita do Presidente senegalês a Nouakchott vai acontecer alguns dias depois dos recentes disparos feitos por uma patrulha de guardas costeiros mauritanos contra uma piroga de pescadores de Saint-Louis.

Um destes pescadores morreu enquanto oito outros foram deitidos e conduzidos para a capital mauritana, Nouakchott, na noite de sábado 27 de janeiro último.

Consequentemente, seguiu-se uma pilhagem dos comércios geridos pelos Mauritanos na cidade de Saint-Louis.

Os pescadores da cidade do norte do Senegal foram libertos e repatriados sexta-feira última à noite.

-0- PANA SAS/IS/MAR/DD 04fev2018

04 Fevereiro 2018 13:57:02


xhtml CSS