Presidente são-tomense na cimeira da francofonia

São Tomé- São Tomé e Príncipe (PANA) -- O Presidente são-tomense, Fradique de Menezes, estará entre os chefes de Estado presentes na X cimeira da Organização Internacional da Francofonia (OIF) a decorrer de 26 a 27 deste mês em Ouagadougou, no Burkina Faso, foi oficialmente anunciado em São Tomé.
De Menezes, actual presidente em exercício da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), prometeu aproveitar a conferência da capital burkinabe para chamar a atenção da comunidade internacional para a situação díficil que vive a Guiné-Bissau, país que deverá visitar antes de regressar ao arquipélago são-tomense.
O chefe de Estado são-tomense disse ter levado a mesma preocupação à X cimeira da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD) que decorreu esta semana na capital argelina.
Antes de deixar São Tomé com destino a Argel, na segunda-feira, Fradique de Menezes tinha igualmente prometido aproveitar o encontro da NEPAD para pressionar no sentido de o seu país integrar o grupo das nações africanas beneficiárias dos fundos de desenvolvimento desta iniciativa continental.
"Vamos ver se é desta vez que assinamos o protocolo que nos fará entrar no grupo de países que merecem um estudo da NEPAD por forma a beneficiarmos de alguma ajuda da organização no financiamento de projectos", referiu na altura Fradique de Menezes.
Contudo, reconheceu tratar-se de um processo moroso, devido às dificuladades financeiras da própria organização, pelo que, disse, "o país precisará de entabular negociações antes de a NEPAD enviar para as ilhas um grupo de técnicos para analisar a situação económica e política do país".

25 Novembro 2004 20:06:00




xhtml CSS