Presidente rwandês na cimeira dos BRICS em Joanesburgo

Kigali, Rwanda (PANA) - O Presidente rwandês, Paul Kagamé, chegou à África do Sul esta quinta-feira para se juntar aos outros líderes do mundo presentes na cimeira dos BRICS, que decorre de 25 a 27 de julho corrente, em Joanesburgo.

O Rwanda ainda não é membro dos BRICS, mas o Presidente Kagamé vai participar numa sessão especial na sua qualidade de Presidente em exercício da União Africana (UA).

Entre os outros dirigentes presentes nesta cimeira encontram-se os Presidentes do Brasil, da Rússia, da Índia, da China e da África do Sul, os cinco Estados-membros dos BRICS.

A cimeira dos BRICS decorre na África do Sul numa altura em que a UA pressiona para uma integração regional mais rápida com vista a acelerar o lançamento da divisa pan-africana até 2025.

Relatórios oficiais indicam que as trocas comerciais entre os BRICS e África aumentam mais rapidamente, tendo duplicado desde 2007 e continuando em pleno crescimento.

Durante a cimeira anterior dos BRICS decorrida na cidade sul-africana de Durban, os dirigentes deste bloco comprometeram-se a criar um Banco de Desenvolvimento BRICS para desempenhar um papel importante no financiamento das infraestruturas em África.

Por esta ocasião, as duas partes assinaram um acordo de cofinanciamento mutilateral utilizado como um instrumento de facilitação dos projetos de desenvolvimento das infraestruturas em África.

Os analistas políticos notaram contudo que a reação de África aos BRICS evoluiu em termos de estratégias, estando cada país mais preocupado pelo seu próprio desenvolvimento económcio e, por conseguinte, pelas relações individuais com os membros dos BRICS.

-0- PANA TWA/VAO/FJG/BEH/MAR/IZ 26jul2018

26 Julho 2018 19:29:16


xhtml CSS