Presidente russo homenageia Nelson Mandela na África do Sul

Joanesburgo, África do Sul (PANA) - O Presidente russo, Vladimir Putin, prestou homenagem, quinta-feira, em Joanesburgo, ao estadista sul-africano Nelson Mandela, indicando que este "desempenhou um papel fundamental no êxito dos BRICS".

Putin prestou esta homenagem durante uma conferência de imprensa no quadro da décima cimeira dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), no Centro de Convenções de Sandton, em Joanesburgo.

Da agenda desta reunião de três dias constam discussões sobre as oportunidades de parceria entre África e as empresas dos BRICS bem como sobre a criação de medidas para resolver as deficiências dos setores produtivos.

"Durante toda a sua vida, manteve e protegeu os princípios da igualdade, da abertura e da equidade. O legado de Mandela reflete-se nas atividades dos BRICS", declarou Putin.

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, declarou que, depois de uma proposta de Putin, todos os cinco dirigentes dos BRICS decidiram reforçar a componente "de povo a povo".

Depois da organização com êxito pela Rússia do Mundial de 2018, Ramaphosa sugeriu a organização de eventos desportivos e culturais próprios dos BRICS, cujos pormenores, disse, seriam abordados num futuro próximo, acrescentou.

Os Presidentes Michel Temer (Brasil) e Xi Jinping (China) bem como o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, discursaram igualmente na assembleia.

-0- PANA CU/VAO/FJG/IS/MAR/IZ 26jul2018

26 Julho 2018 19:05:31


xhtml CSS