Agência Panafricana de Notícias

Presidente promete restruturar sistema de segurança da Nigéria

Abuja- Nigéria (PANA) -- O Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, prometeu restuturar o sistema de segurança do país na sequência de duas explosões que enlutaram sexta-feira a celebração do 50º aniversário da sua independência, fazendo pelo menos 10 mortos e vários feridos.
Falando aos jornalistas no Hospital Nacional de Abuja, sábado, no termo duma visita aos feridos das explosões, o líder nigeriano afirmou que estes atos de violência não tinham nada a ver com a situação no Delta do Níger muito menos com o Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (MEND) que reivindicou os atentados.
Ele declarou que os atentados foram perpetrados por indivíduos que se escondem atrás do MEND e do Delta do Níger para cometer estes atos bárbaros, afirmando que o Governo Federal os conhece e vai descobrí-los no termo do inquérito.
O Presidente Jonathan prometeu que o Estado iria garantir as despesas médicas dos feridos e fornecer assistência social às famílias dos mortos, sobretudo os que eram os amparos da família.
As explosões ocorreram perto de Eagle Square, local da celebração da festa da independência à qual assistiam o Presidente nigeriano, o Vice-Presidente, Namadi Sambo, 14 chefes de Estado e várias delegações estrangeiras.