Presidente norte-americano esperado na sede da UA na Etiópia

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O Presidente norte-americano, Barack Obama, efetuará a 28 de julho corrente uma visita oficial à sede da União Africana (UA) na capital etíope, Addis Abeba, anuncia um comunicado transmitido esta sexta-feira à PANA.

A agenda desta primeira visita do Presidente norte-americano prevê ainda uma reunião bilateral com a presidente da Comissão da UA (CUA), Nkosazana Dlamini-Zuma, e os comissários, bem como um discurso dirigido a todo o continente.

Dlamini-Zuma, que qualificou esta visita de histórica para a UA, sublinhou que ela representa uma etapa concreta para alargar e aprofundar as relações entre a instituição pan-africana e os Estados Unidos.

Esta visita oferecerá a oportunidade à presidente da CUA apresentar os domínios prioritários de África constantes do documento-quadro da Agenda de 2063 e do plano decenal de execução que visa a realização da visão sobre a prosperidade, integração e paz em África.

A 29 de junho de 2013 na África do Sul, o Presidente Obama promoteu, durante uma reunião com a CUA, o seu apoio para reforçar as relações entre África e os Estados Unidos, afirmando a sua vontade de cooperar com a UA para um melhor envolvimento do seu país no continente.

Durante esta visita, a CUA discutirá também com senadores e representantes no Congresso que acompanham o Presidente Obama.

As preocupações maiores das discussões são relativas às oportunidades de emprego dos jovens, à industrialização, ao desenvolvimento das infraestruturas, à transformação dos produtos agrícolas, à autonomização das mulheres, à educação, à paz e segurança, ao comércio e ao investimento.

Este é o terceiro périplo africano do Presidente Obama, durante o qual ele vai deslocar-se ao Quénia e à Etiópia. As precedentes digressões em 2009 conduziram-no em junho ao Egito e em julho ao Gana. Em 2013, ele visitou a África do Sul, o Senegal e a Tanzânia.

-0- PANA BAL/IS/FK/TON  24julho2015

24 Julho 2015 17:32:54




xhtml CSS