Presidente nigeriano saúda lançamento de novo satélite de comunicações

Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, disse que o sucesso do lançamento do novo satélite de comunicações da Nigéria, segunda-feira, em Xichang (na China), é um outro grande passo do seu país para o desenvolvimento duma sociedade moderna, guiada pelo saber.

Num comunicado de felicitações à nação, o Presidente Jonathan disse que, com o sucesso do lançamento do novo satélite, a Nigéria cumpriu com o calendário das atividades contidas no Roteiro Nacional de Desenvolvimento do espaço elaborado há 25 anos.

Sublinhou que o novo satélite deverá ter um impacto positivo sobre o desenvolvimento nacional em diversos setores como as comunicações, os serviços Internet, a saúde, a agricultura, a proteção do ambiente e a segurança nacional.

"Permitirá melhorar o nosso sistema de comunicações e facilitar um acesso a menor custo à Internet, com vista a reduzir o fosso digital existente entre as nossas cidades e as comunidades com predominância rural, permitindo assim ao Governo aproximar-se mais da base", disse o Presidente Jonathan.

O NigComSat-1R, acrescentou, vai também ajudar a desenvolver competências autóctones na gestão dos satélites e das tecnologias afins na Nigéria.

O Presidente precisou que o novo satélite deverá permitir reduzir sensivelmente as despesas anuais em mais de um bilião de dólares americanos da utilização da banda larga estrangeira para as comunicações GSM, a televisão por cabo e o comércio eletrónico pelos utentes públicos e privados do país.

-0- PANA PR/VAO/LSA/TBM/SOC/CJB/IZ 20dez2011

20 Dezembro 2011 13:36:53


xhtml CSS