Presidente nigeriano ruma para Addis Abeba para cimeira da UA

Abuja, Nigéria (PANA) - O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, ruma esta sexta-feira para Addis Abeba, na Etiópia, para participar na 30ª sessão ordinária da Assembleia dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA).

Femi Adesina, porta-voz da Presidência Nigeriana, declarou esta quinta-feira de manhã que o o tema da comunicação de Buhari neste fórum será "Ganhar a Luta contra a Corrupção: Uma via Duradoura para a Transformação de África".

É pela primeira vez, na história da organização pan-africana, que existe há 54 anos, que a luta contra a corrupção constitui um tema da reunião dos chefes de Estado africanos, de acordo com Adesina.

Lembrou que, durante a 29 sessão da UA, de 4 de julho de 2017, os dirigentes africanos foram unânimes para designar Buhari como o "campeão da luta contra a corrupção" no continente negro.

Esta consideração lhe foi dada em reconhecimento do seu engajamento pessoal e amplamente aclamado contra a corrupção a nível nacional.

A 25 de julho de 2017 último, o Presidente nigeriano, numa carta endereçada ao seu homólog guineense, Alpha Condé, então Presidente cessante da UA, aceitou oficialmente a sua nomeação para levar a cabo a cruzada continental contra um verdadeiro vício socioeconómico que bloqueia o desenvolvimento africano.

Agradecendo às suas colegas por esta honra, Buhari reafirmou o seu "engajamento em contribuir para os nossos esforços coletivos a fim de reforçarmos a boa governação e o desenvolvimento no continente".

Além da luta contra a corrupção, vai haver outros temas examinados pelos Presidentes africanos e pelas suas delegações, nomeadamente a paz e a segurança, o terrorismo transnacional, as reformas institucionais da organização continental, a liberdade de movimento das pessoas, a mudança climática, o comércio, a aviação, a educação, o género e desenvolvimento.

-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/MAR/DD 25jan2018

25 Janeiro 2018 14:11:47




xhtml CSS