Presidente nigeriano respeita liberdade de expressão no seu país, diz porta-voz

Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, reafirmou o compromisso do seu Governo de proteger a liberdade de expressão e a tradição democrática na Nigéria, segundo o seu porta-voz, Garba Shehu.

O Presidente não vai promulgar nenhuma lei contrária à Constituição da Nigéria que ele jurou respeitar, acrescentou Shehu num contexto de debates acalorados sobre uma lei proposta pelo Senado nigeriano para amordaçar as redes sociais.

Se esta lei for votada, os que forem considerados culpados de falsas declarações nas redes sociais, tais como Facebook, Twitter e Instagram, serão condenados a pena de prisão de dois anos ou uma multa de dois milhões de naira (cerca de 10 mil dólares americanos).

O Presidente foi citado, segunda-feira, como tendo afirmado que "a liberdade de expressão é essencial para as sociedades democráticas do mundo inteiro e que, sem ela, os representantes eleitos não estariam là" para apreciar os sentimentos e humores do grande público sobre questões de governação.

-0- PANA SEG/ASA/TBM/SOC/CJB/DD 09dez2015

09 december 2015 05:02:55




xhtml CSS