Presidente nigeriano reafirma compromisso do seu país de erradicar polio em 2017

Abuja, Nigéria (PANA)   - O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, reafirmou segunda-feira o compromisso do seu Governo de livrar a Nigéria da poliomielite em 2017.

Falando durante uma cerimónia no palácio presidencial, em Abuja, a capital política, para marcar a retirada oficial da Nigéria da lista negra, Buhari declarou que a sua administração disponibilizará o financiamento necessário à exploração e aquisição de vacinas para o programa.

Declarou igualmente que o Grupo de Trabalho Presidencial sobre a Erradicação da Poliomielite será reconstituído sob a direção do Ministério Federal da Saúde para dar uma orientação política e garantir o controlo a fim de evitar a complacência e o recrudescimento.

« Quero garantir-vos que não haverá uma complacência porque vamos manter e melhorar o nosso sistema de controlo, bem como aumentar a imunização das crianças contra o vírus da polio para evitar qualquer propagação da doença. O Governo Federal vai manter o impulso atual e vamos continuar a considerar  esta campanha como uma emergência até que sejamos declarados isentos da poliomielite nos próximos dois anos », afirmou o Presidente Buhari.

Ele garantiu que nenhum petiz nigeriano padecerá de novo da doença paralisante.

Em 14 meses consecutivos, a Nigéria não registou novos casos de vírus da polio, um desenvolvimento que é considerado como a primeira etapa para a certificação da Nigéria como país isento deste agente patógeno pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nos próximos dois anos.

-0- PANA SEG/MTA/TBM/FK/DD  27out2015

27 Outubro 2015 09:53:12


xhtml CSS