Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano exige respeito pela democracia constitucional no Gabão

Abuja, Nigéria (PANA) - O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, defende o respeito pela democracia constitucional no Gabão, depois da tentativa abortada do golpe de Estado ocorrido segunda-feira última neste país da África Central.

Num comunicado divulgado terça-feira pelo porta-voz da Presidência nigeriana, Malam Garba Shehu, o também Presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) exortou os autores do golpe de Estado abortado a renunciarem às suas ambições e a voltarem ao Exército.

"Os oficiais militares no Gabão devem compreender que a época dos golpes de Estado militares já acabou em África e no mundo. As disposições constitucionais relativas a uma transferência pacífica do poder devem ser respeitadas por todos. É a única maneira para se garantir a restauração dum clima de paz e de estabilidade no país e na região inteira", acrescentou o chefe de Estado nigeriano.

O Presidente Buhari exortou igualmente o povo gabonês a ficar do lado da paz, da segurança, da estabilidade e da democracia no seu país.

Segunda-feira última, um grupo de jovens soldados tentou tirar do poder o Presidente da Repúlica, Ali Bongo Ondimba, em convalescência em Marrocos, depois dum ataque cardíaco durante a sua visita à Arábia Saudita em outuro último.

Porém, o Governo gabonês declarou que o golpe de Estado foi frustrado e que dois soldados morreram.

-0- PANA MON/MA/BAD/JSG/MAR/DD 9janeiro2019