Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano envia missão a Niamey depois de retirada do Mali, do Níger e do Burkina Faso

Abuja, Nigéria (PANA) - O Presidente da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu, enviou alguns membros do seu Gabinete aos governos da República do Níger,  do Mali e do Burkina Faso, na sequência da recente decisão do trio de abandonar o bloco regional, a Comunidade Económica da África Ocidental Estados-Membros (CEDEAO).

A equipa, composta pelo Ministro da Defesa, Abubakar Badaru, e pelo seu homólogo dos Negócios Estrangeiros, Embaixador Yusuf Maitama Tuggar, bem como outros altos funcionários, foi liderada pelo Presidente da CEDEAO, Dr. Omar Alieu Touray.

Os três países, que tomaram oficialmente a decisão soberana no domingo, 28 de janeiro, de se retirarem da CEDEAO, foram sancionados pelo bloco regional por terem estabelecido um regime militar e rompido laços diplomáticos com a França, o seu antigo mestre colonial.

Falando na sessão extraordinária do Conselho de Mediação e Segurança da CEDEAO, o Embaixador Tuggar disse que a equipa propôs possíveis soluções para os desafios prementes que os Estados membros enfrentam, como as alterações climáticas, o extremismo violento, a migração e o crime organizado, entre outros.

O porta-voz do Ministério da Defesa da Nigéria, Henshaw Ogubike, citou o ministro, Badaru, dizendo que a Nigéria estava comprometida com a cooperação de segurança regional com outros membros da CEDEAO.

Badaru, que participou na sessão juntamente com outros Ministros da Defesa de toda a comunidade da CEDEAO, deliberou sobre questões prementes de segurança que afectam a região, sublinhando a importância da acção colectiva para enfrentar os desafios da segurança regional.

“A Nigéria continua empenhada em trabalhar de mãos dadas com os seus homólogos da CEDEAO para garantir a segurança e o bem-estar dos seus cidadãos”, disse o Ministro da Defesa nigeriano, citado por Ogubike.

O Presidente da CEDEAO, Touray, explicou que “este é o momento certo para nos unirmos como membros do bloco e resolvermos os nossos problemas comuns”.

-0-PANA SEG/RA/MTA/JSG/SOC/MAR 10 Fev 2024