Presidente nigeriano corrige negligências em matéria de pesquisa, ciência e tecnologia

Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, prometeu que a sua administração tomará medidas concretas para corrigir negligências em matéria de pesquisa científica e tecnológica dos Governos anteriores.

Falando após ter recebido segunda-feira última em Abuja, a capital federal, um relatório sobre as atividades do Ministério da Pesquisa Científica e Tecnologia, o Presidente Buhari declarou que a sua administração consagrará mais recursos e energia a este setor "pois nenhum país pode fazer progressos sem se envolver seriamente no desenvolvimento desta área.

Segundo um comunicado de imprensa da Presidência, ele prometeu encorajar plenamente o trabalho do Ministério da Pesquisa Científica e Tecnologia pois, frisou, as inovações feitas pelos diferentes institutos de pesquisa sob a sua supervisão poderão igualmente ter um impacto positivo no desenvolvimento da indústria transformadora na Nigéria.

A secretária permanente deste ministério, Winfred Oyo-Ita, estabeleceu a lista de vários problemas que minam a sua eficácia, incluindo a insuficiência crónica de financiamentos e a falta de reconhecimento, por parte dos Governos sucessivos, da importância da ciência e da inovação tecnológica como principal motor do desenvolvimento económico.

Oyo-Ita declarou ao Presidente que o ministério insiste doravante na pesquisa inovadora baseada no mercado  com vista a estimular a industrialização em vez da pesquisa universitária.

Pediu mais apoio e vontade política ao Governo Federal para encorajar a pesquisa científica, a inovação e o fabrico local.

-0- PANA SEG/ASA/TBM/SOC/FK/DD 28julho2015

28 juillet 2015 16:01:52


xhtml CSS