Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano condena plano de queima de Corão

Abuja- Nigéria (PANA) -- O Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, condenou "veementemente" a alegada intenção de um pastor norte-americano, Terry Jones, de queimar cópias do Corão, numa altura em que os Estados Unidos comemoram o nono aniversário dos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001.
Num comunicado publicado pelo seu porta-voz, Ima Niboro, o Presidente Jonathan disse que "como líder duma nação notada pela sua pluralidade religiosa e étnica, tenho o dever de condenar qualquer ação que possa danificar ainda mais a já frágil relação entre a duas grandes religiões do mundo".
O Presidente Jonathan apelou ao pastor norte-americano para repensar o seu plano, indicando que "os ataques de 11 Setembro foram condenados unanimemente em todo o mundo, mesmo por milhões de pessoas de fé islâmica, e a queima do livro sagrado da religião apenas pode criar mais problemas do que os resolver".
O Presidente nigeriano instou igualmente as autoridades norte- americana a buscar nas suas leis para encontrar um meio de impedidr o pastor Jones, visto que o país é renomado pela sua tolerância de diferentes religiões e pontos de vista.
No entanto, o pastor Jones, da congregação "World Outreach Centre" na Flórida, anunciou sábado que iria anular o seu plano de queimar o Livro Sagrado.