Presidente nigeriano compromete-se a revolucionar agricultura do seu país

Abuja, Nigéria (PANA)   - O Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, disse sexta-feira que o seu Governo comprometeu-se a atualizar os seus planos visando transformar o setor agrícola nigeriano numa fonte maior de criação de riquezas e empregos para os jovens.

Um comunicado de imprensa da Presidência, assinado pelo conselheiro especial do Presidente para a Imprensa e Relações Públicas, Reuben Abati, indica que Jonathan fez esta promessa durante a sua audiência com uma delegação do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), conduzida pelo seu presidente, Kanayo Nwanze.

Jonathan afirmou que o Governo federal está a lançar e promover reformas que vão transformar a agricultura nigeriana, que é maioritamente de subsistência, para uma agricultura moderna e viável.

"Temos uma importante população jovem e, para criar suficientes empregos para eles, temos de desenvolver a agricultura, os minerais sólidos e outros setores. A Nigéria possui um vasto potencial inexplorado para o desenvolvimento agrícola. Se podermos reposicionar a agricultura como uma profissão lucrativa e digna, mais jovens serão incentivados a integrar o setor", disse.

Ressaltando ao mesmo tempo que a implementação do seu programa de desenvolvimento da cadeia de valor agrícola é um elemento muito importante dos planos do Governo federal para revolucionar a produção agrícola da Nigéria, o Presidente Jonathan agradeceu ao FIDA pelo seu apoio ao programa com um empréstimo quase sem juros de 74 milhões de dólares americanos.

Felicitou Nwanze pelo seu apoio contínuo ao desenvolvimento agrícola na Nigéria, acrescentando ao mesmo tempo que a Nigéria está igualmento orgulhosa do trabalho excelente que o presidente do FIDA iniciou para promover a autossuficiência alimentar no mundo.

Por seu turno, Nwanze sublinhou que o FIDA concedeu empréstimos e doações no valor de 225 milhões de dólares americanos para o desenvolvimento agrícola na Nigéria desde 1985.

Prometeu que o FIDA vai continuar a apoiar os esforços da administração Jonathan para modernizar a produção agrícola na Nigéria, afirmando que os recentes desenvolvimentos positivos no setor testemunham o engajamento e a dedicação do Presidente.

-0- PANA PR/VAO/AKA/TBM/IBA/CJB/IZ 25ago2012

25 Agosto 2012 15:05:00


xhtml CSS