Presidente namibiano insta líderes africanos a resolver problemas do povo

Luanda- Angola (PANA) -- O Presidente da Namíbia, Lucas Pohamba, apelou sexta- feira, em Luanda, os líderes africanos a encontrar soluções para resolver os problemas do povo.
"A riqueza de um país depende das habilitações do seu povo, da capacidade de traduzir os recursos em benefícios para o desenvolvimento nacional e temos que encontrar soluções para resolver os problemas do povo", disse Pohamba ao discursar numa sessão extraordinária do Parlamento angolano convocada em sua honra.
O chefe de Estado namibiano sugeriu, por outro lado, os países africanos, especialmente os da África Austral, a coordenar os seus programas de educação.
"A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a União Africana devem tomar medidas nesse sentido e os líderes devem estar conscientes das suas responsabilidades de traduzir as aspirações dos seus povos em situações concretas", sublinhou.
O Presidente da Namíbia iniciou quinta-feira uma visita oficial de 24 horas a Angola destinada a reforçar a cooperação bilateral.
Esta visita a Angola é a primeira deslocação oficial de Lucas Pohamba ao estrangeiro desde o seu empossamento como Presidente da Namíbia, em Março, sucedendo a Sam Nujoma, que decidiu abandonar o poder depois de dirigir o país durante 14 anos.
Angola e a Namíbia são membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, que agrupa também a África do Sul, o Botswana, as ilhas Maurícias, o Lesotho, o Malawi, Moçambique, a RD Congo, a Swazilândia, a Tanzânia, a Zâmbia e o Zimbabwe.

29 Abril 2005 11:15:00


xhtml CSS