Presidente moçambicano reúne-se com SG da Francofonia em Paris

Paris- França (PANA) -- O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, e o secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Abdou Diouf, mantiveram sexta-feira em Paris um encontro durante o qual abordaram o funcionamento do Mecanismo Africano de Avaliação Paritária (MAAP) implementado pela Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD), soube a PANA de fonte oficial.
Diouf e Guebuza examinaram igualmente o desejo de Moçambique de se tornar num país observador junto da OIF, precisou a instituição internacional da Francófona numa nota transmitida à PANA.
"Esta candidatura, que está a progredir normalmente em conformidade com a Carta da Organização, será examinada pelos chefes de Estado e de governo durante 11ª cimeira da Francofonia a decorrer de 28 a 29 de Setembro próximo em Bucarest (Roménia)", sublinhou a OIF.
O encontro entre o Presidente moçambicano e o ex-chefe do Estado senegalês permitiu, por outro lado, analisar a colaboração entre a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) e a OIF.
Pelo menos três Estados africanos de expressão portuguesa, Cabo Verde, a Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, já são membros da Francofonia.
Chegado quarta-feira à noite a Paris, no quadro da sua visita de 48 horas a França, o líder moçambicano também foi recebido sexta-feira pelo seu homólogo francês Jacques Chirac.
Guebuza avistou-se igualmente com empresários franceses.

22 Julho 2006 11:29:00




xhtml CSS