Presidente moçambicano recebe candidato senegalês à Comissão da UA

Maputo, Moçambique (PANA) – O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, recebeu esta segunda-feira, em Maputo, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Senegal, Mankeur Ndiaye, que lhe apresentou o candidato deste país a presidente da Comissão da União Africana (UA), Abdoulaye Bathily.

Falando no final do audiência, Ndiaye disse ter sido mandatado pelo Presidente do Senegal, Macky Sall, para apresentar o candidato e estreitar as relações de cooperação entre os dois países.

Segundo o ministro, o encontro serviu para pedir o apoio de Moçambique à candidatura senegalesa, e ainda para as partes passarem em revista as relações diplomáticas e de cooperação em geral.

Abdoulaye Bathily, que se candidatou para substituir a Sul-africana Nkosazana Dlamini Zuma, no cargo desde 2012, disse que a sua candidatura "não é circunstancial" por ele estar ligado às questões africanas "há vários anos".

A este propósito, ele lembrou que esteve igualmente envolvido no apoio aos movimentos de luta de libertação.

Político e diplomata, Bathily serviu no Governo do Senegal como ministro do Ambiente e da Energia, entre outros postos.

Foi representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a África Central e chefe do Esritório Regional das Nações Unidas para a África Central (UNOCA), em Libreville, Gabão.

-0- PANA AIM/IZ 28nov2016

28 Novembro 2016 18:21:10




xhtml CSS