Presidente mauritano parte para Côte d'Ivoire

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Presidente mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, que dirige um painel de cinco chefes de Estado africanos sobre a crise pós-eleitoral na Côte d'Ivoire, deixou Nouakchott esta segunda-feira para Abidjan, soube a PANA de fontes oficiais.

Esta viagem inscreve-se no quadro duma missão da União Africana (UA), visando encontrar uma solução pacífica para o conflito ivoiriense.

Ela segue-se a uma reunião do painel da UA sobre a Côte d'Ivoire, realizada domingo à noite na capital mauritana, Nouakchott,  para estudar um relatório redigido por cinco peritos da UA que estiveram em Abidjan de 6 a 10 de fevereiro corrente para ouvir os protagonistas da crise e a sociedade civil ivoiriense.

Nenhuma declaração foi divulgada no termo desta reunião do painel integrado também pelos Presidentes sul-africano, Jacob Zuma; burkinabe, Blaise Compaoré; tchadiano Idriss Deby; e tanzaniano, Jekaya Kikwet.

Contestado pelos apoiantes do chefe de Estado cessante ivoiriense, Laurent Gbagbo, o Presidente burkinabe, enquanto representante da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) no seio do painel africano, renunciou à viagem a Abidjan, a capital económica ivoiriense.

Três meses após a segunda volta das eleiçõeas presidenciais de 28 de novembro de 2010, o candidato da oposição, Alassane Ouattara, e o chefe de Estado cessante, Gbagbo, reivindicam todos a vitória.

-0- PANA SAS/TBM/FK/IZ 21fev2011

21 Fevereiro 2011 15:48:50




xhtml CSS