Presidente mauritano na cimeira áraboafricana de Malabo

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Presidente mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, deixou Nouakchott, terça-feira, com destino a Malabo (Guiné Equatorial) para participar na quarta cimeira áraboafricana prevista para quarta-feira, soube a PANA de fontes oficiais.

Mohamed Ould Abdel Aziz é o presidente em exercício da Liga dos Estados Árabes (LEA).

A cimeira de Malabo vai decorrer sob o lema « Juntos pelo desenvolvimento sustentável e  cooperação económica », esperando-se a participação de 67 países.

Os chefes de Estado e de Governo participantes na cimeira de Malabo vão debater várias questões como « políticas de desenvolvimento e luta contra o terrorismo, financiamento do desenvolvimento, desenvolvimento agrícola e segurança alimentar, fundo de resposta às catástrofes e migrações ».

A cooperação áraboafricana é considerada como sendo entre as relações de parceria regional mais antigas. É cada vez mais ativa desde o início dos anos 1970, para além dos aspetos de proximidade geográfica.

Com a criação do Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico de África (BADEA), nos anos 1970, esta parceria dispõe dum importante instrumento de promoção que financiou várias centenas de projetos seguindo as prioridades dos países beneficiários para várias dezenas de biliões de dólares americanos.

-0-PANA SAS/MAR/IZ 22nov2016

22 Novembro 2016 18:38:46




xhtml CSS