Presidente mauritano demite MNE antes da cimeira da UA em Nouakchott

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O chefe de Estado mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, procedeu, segunda-feira, a uma remodelação do seu Governo, marcada pela partida de quatro ministros, entre os quais o titular da pasta dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Isselkou Ould Ahmed Izidbih, a poucos dias da cimeira da União Africana (UA), em Nouakchott.

A exoneração do ministro dos Negócios Estrangeiros acontece em plenos preparativos no país para organizar a 31ª conferência ordinária dos chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), agendada para 25 de junho a 2 de julho deste ano na capital, Nouakchott.

O novo chefe da diplomacia é Ismael Ould Cheikh Ahmed, funcionário internacional e antigo enviado especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no Iémen.

A remodelação compreendeu igualmente a nomeação de novos titulares ministeriais para as pastas do Comércio, Indústria e Turismo; Cultura, Artesanato e Relações com o Parlamento (porta-voz do Governo) e Assuntos Sociais, Infância e Família.

Trata-se, respetivamente, de Khadijettou Mint Mbareck (ex-vice-ministro dos Negócios Estrangeiros para os Assuntos Magrebinos e Africanos, departamentoagora suprimido), Mohamd Lemine Ould Cheikh (cujas prerrogativas foram alargadas) e Naha Mint Mouknass (ex-ministro do Comércio, Indústria e Turismo).

-0- PANA SAS/IS/IBA/NAR/IZ 12junho2018

12 يونيو 2018 07:09:30




xhtml CSS