Agência Panafricana de Notícias

Presidente mauritano apela imprensa mauritana para responsabilidade

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O Presidente mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, alertou, na terça-feira durante uma audiência com sindicatos, associações e grupos de jornalistas, os atores da imprensa contra todas as formas de manipulação para prejudicar o interesse nacional e as relações diplomáticas do país.

"As questões nacionais devem estar acima de qualquer consideração e o país pertence a todos os Mauritanos, a quem cabe o dever de proteger os seus interesses", afirmou Abdel Aziz.

Esta advertência surge numa altura em que as relações diplomáticas entre a Mauritânia e a Argélia atravessam um período de tensão após a expulsão mútua de diplomatas.

Na origem da crise está o artigo dum jornal, alegadamente encomendado por um diplomata argelino, citando "uma queixa apresentada pela Mauritânia junto da Organização das Nações Unidas (ONU) pela presença no seu território de cannabis proveniente de Marrocos".

O diplomata argelino, que não foi identificado, foi acusado de ter encomendado o artigo com vista a prejudicar as relações entre Nouakchott e Rabat. Ele foi expulso e Argel respondeu tomando uma medida de reciprocidade.

-0- PANA SAS/BEH/DIM/TON 29abril2015