Presidente maurício em Dakar para Cimeira da Francofonia

Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) - Uma delegação de alto nível das ilhas Maurícias liderada pelo Presidente da República, Rajkeswur Purryag, participará nos trabalhos da 15ª Cimeira da Organização Internacional da Francofonia (OIF) previstos para 29 e 30 de novembro em Dakar, a capital do Senegal, soube a PANA terça-feira de fonte oficial em Port-Louis.

Ela compreende igualmente o vice-primeiro-ministro, Ahmed Rashid Beebeejaun, e o antigo secretário-geral adjunto da União Africana (UA), Vijay Singh Makhan.

Durante esta Cimeira, os chefes de Estado e de Governo dos países membros deverão eleger o sucessor do ex-Presidente senegalês, Abdou Diouf, no cargo de secretário-geral da OIF.

Para o cargo de secretário-geral da OIF, as ilhas Maurícias vão apoiar a candidatura de Jean-Claude de L'Estrac, de nacionalidade maurícia, atual secretário-geral da Comissão do Oceano Índico (COI).

Criada em 1970, a OIF representa uma das maiores zonas linguísticas no mundo. Os seus membros partilham, além duma língua comum, os valores humanos promovidos pela língua francesa.

A missão da OIF é promover a solidariedade ativa entre os seus 77 Estados-membros e Governos (57 membros e 20 observadores) que juntos representam mais de um terço dos Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Francofonia possui uma população estimada em mais de 890 milhões de pessoas.

-0- PANA NA/IS/MAR/TON 25nov2014

25 novembre 2014 18:26:02




xhtml CSS