Presidente maliano saúda vitória de compatriota em Mundial

Bamako- Mali (PANA) -- O chefe de Estado maliano, Amadou Toumani Touré, saudou a vitória, segunda-feira em Beijing (China), do seu compatriota Daba Modibo Keïta na final da categoria de pesos pesados do 18º Campeonato do Mundo de Taekwondo, soube a PANA quarta-feira de fonte oficial.
"Honraste o nosso país, o Mali, e levaste alto as cores de África (.
.
.
) Esta consagração é fruto da abnegação no trabalho e do rigor que conseguiste impor como desportista de alto nível.
O Mali vai continuar a apoiar-te para que te mantenhas no auge que vens de conquistar", declarou o Presidente Touré numa mensagem de felicitações enviada ao campeão do mundo.
Em Abril de 2005, no Campeonato do Mundo de Madrid (Espanha), Daba Modibo Keïta desafiou o detentor do título, um Coreano, que apenas o antecedeu dum ponto após a contagem dos juízes (9-8).
Alguns meses mais tarde (Setembro de 2005), o atleta maliano confirmou a sua boa prestação de Madrid, vencendo a medalha de ouro no Campeonato Africano de Madagáscar e em Novembro do mesmo ano, ocupou o mesmo lugar na terceira edição do Campeonato do Mundo da Francófono em Niamey, no Níger.
Depois de ter ganho o troféu de melhor lutador de França em 2005, Daba Modibo Keïta desembarcou nos Estados Unidos em 2006 e obteve uma nova medalha de ouro no Campeonato de Nova Iorque.
O Mali foi representado no Campeonato do Mundo de Beijing por dois lutadores - Daba Modibo Keïta e Ismaël Traoré, eliminando na segunda volta da competição.
Daba Modibo Keïta chegou à final conquistando a sua quinta vitória em tantos combates e tornou-se no primeiro africano a vencer a medalha de ouro num Mundial de taekwondo na categoria de mais de 84 quilogramas.

23 Maio 2007 12:14:00


xhtml CSS