Presidente maliano na cimeira da Autoridade da Bacia do Níger no Benin

Bamako, Mali (PANA) – O Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita, participará de 7 a 8 de janeiro corrente em Cotonou, no Benin, na cimeira dos chefes de Estado e de Governo da Autoridade da Bacia do Níger (ABN), soube a PANA de fonte oficial.

A ABN é uma organização intergovernamental encarregue de promover a cooperação entre os Estados-membros e contribuir para a melhoria das condições de vida das populações da bacia para a gestão sustentável dos recursos hídricos e dos ecossistemas associados.

A bacia do Níger constitui uma zona partilhada por nove países ribeirinhos (Benin, Burkina Faso, Camarões, Tchad, Côte d’Ivoire, Guiné Conakry, Mali, Níger e Nigéria). Mais de 112 milhões de pessoas residem nesta zona.

A cimeira dos chefes de Estado e de Governo é o órgão supremo de orientação e decisão. Ele define a orientação geral da política de desenvolvimento da Autoridade e garante o controlo das suas funções executivas com vista à realização dos seus objetivos.

Segundo uma fonte segura, o Plano de Investimento Clima (PIC) da ABN estará no centro das trocas entre os chefes de Estado e de Governo durante a cimeira de Cotonou, que considerará igualmente questões ligadas ao desenvolvimento integrado da bacia do Níger nos domínios da valorização dos recursos da bacia nos planos energético, da hidráulica, da agricultura, da pecuária, da pesca, da piscicultura, da exploração das florestas, dos transportes, das comunicações e da indústria.

O PIC contém 246 ações prioritárias para um custo global de realização avaliado em 3,11 biliões de dólares americanos (cerca de 1,55 trilião de francos CFA) para um período de execução de 10 anos.

-0- PANA GT/BEH/FK/TON 7jan2016

07 Janeiro 2016 18:25:07


xhtml CSS