Presidente maliano na Cimeira Extraordinária da CEDEAO sobre crise no seu país

Bamako, Mali (PANA) – O Presidente interino do Mali, Dioncounda Traoré, vai participar este sábado em Abidjan, na Côte d'Ivoire, numa Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da Áfica Ocidental ( CEDEAO) consagrada à situação no seu país, soube a PANA  de fonte oficial.

Este encontro visa tomar medidas adicionais para resolver a crise no Mali, agravada há uma semana por tentativas de grupos islamitas armados que ocupar o norte do país há 10 meses de progredir em direção ao Sul.

Os jihadistas tinham ocupado a cidade de Konna, na região de Mopti, na linha de frente, mas ele foi libertada quinta-feira pelo Exército maliano apoiado pelas forças francesas, segundo uma fonte militar maliana.

Os militares franceses e malianos estão atualmente em ação para recuperar a cidade de Diabali, a 400 quilómetros a loeste de Bamako, ocupada desde segunda-feira pelos jihadistas  que se misturaram com a população, fazendo desta um escudo humano.

Quinta-feira à noite, uma parte dos contingentes nigeriano (100 dos 900 militares previstos) e togolês (40 dos 500 planificados), bem como soldados do Burkina Faso, chegaram a Bamako.

Outros militares da Missão Internacional de Apoio ao Mali ( MISMA), constituída por 3.300 soldados fornecidos pelos Estados-membros da CEDEAO, são esperados nos próximos dias em Bamako e serão desdobrados em várias localidades do país.

-0- PANA GT/TBM/DIM/TON 19 janeiro 2013

19 Janeiro 2013 10:11:37




xhtml CSS