Presidente maliano em França para assistir à celebração de 70 anos da UNESCO

Bamako, Mali (PANA) – O Presidente maliano,  Ibrahim Boubacar Keïta, efetuará de 16 a 18 de novembro corrente uma visita a Paris (França) onde ele deve assistir à celebração dos 70 anos da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), anuncia um comunicado de imprensa da Embaixada do Mali junto desta agência da ONU a que a PANA teve acesso.

Segundo o programa da visita, o chefe de Estado maliano tomará a palavra diante dos seus pares para testemunhar a sua gratidão à comunidade internacional pela solidariedade com o povo maliano durante os momentos difíceis registados no seu país.

Por outro lado, ele vai saudar as ações da UNESCO a favor do salvamento dos monumentos  classificados património mundial em Tombouctou, a reabilitação dos mausoléus desta cidade maliana denominada « Cidade dos 333 Santos », a conversação dos manuscritos e o seu compromisso constante a favor da cultura da paz.

A UNESCO inscreve esta celebração no quadro da luta contra o integrismo que representa uma questão de atualidade na sequência duma mudança na ordem mundial e da luta contra a intolerância religiosa.

O chefe de Estado maliano presidirá a uma mesa redonda na Assembleia Nacional francesa sobre as perspetivas futuras da juventude exposta ao integrismo, tendo o caso do Mali como exemplo.

-0- PANA GT/BEH/FK/TON  04nov2015

04 Novembro 2015 18:52:09


xhtml CSS