Presidente maliano aguardado em Kayes

Bamako, Mali (PANA) – O Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keïta, é aguardado esta quarta-feira, em Kayes (500 quilómetros de Bamako), para uma visita de trabalho de 48 horas à província do mesmo nome, soube a PANA de fonte oficial.

Durante a sua estada na primeira província administrativa do Mali, o chefe de Estado maliano inaugurará uma unidade de produção de eletricidade realizada pela empresa Albatros Energy Mali SA, numa localidade situada a 12 quilómetros da cidade de Kayes, a menos de 100 quilómetros da fronteira com o Senegal.

Avaliada em quase 84 biliões de francos CFA (145 milhões, 755 mil e 956 dólares americanos), esta central tem uma capacidade de 92 Megawatts e produzirá eletricidade na base e aumentará de forma considerável a capacidade total de produção da energia instalada no Mali, com um abastecimento constante de eletricidade fiável.

Para a realização desta infraestrutura, a empresa Albatros Energy Mali-SA (constituída de privados malianos e estrangeiros) assinou uma Convenção de Concessão com o Estado maliano.

O chefe de Estado maliano visitará igualmente as obras da segunda ponte da cidade de Kayes, realizada  em quase 40 porcento.

Trata-se de uma ponte sobre o rio Senegal que permitirá tornar mais fluído o tráfego entre Bamako e Dakar (capital senegalesa), um eixo pelo qual passam diariamente mais de 300 camiões, segundo as estatísticas das Alfândegas malianas.

Orçada em 58 biliões de francos CFA (100 milhões, 641 mil e 17 dólares americanos), a segunda ponte de Kayes virá imprimir uma nova dinâmica ao desenvovlimento da primeira província do Mali, lembre-se.

O Presidente maliano lançará, além disso, as obras de renovação de um dispensário em Médine, a 15 quilómetros de Kayes, a canalização de água e as obras de reabilitação do eixo Kati-Didiéni situado no eixo  Bamako-Dakar, hoje completamente deteriorado.

-0- PANA GT/IS/SOC/FK/IZ 30out2018

30 Outubro 2018 18:20:06


xhtml CSS