Agência Panafricana de Notícias

Presidente líbio visita Serra Leoa

Freetown- Serra Leoa (PANA) -- O Presidente líbio, Muamar Kadafi, chegou quarta-feira à tarde a Freettown no quadro de uma visita de trabalho à Serra Leoa, cuja duração não foi revelada.
Segundo fontes diplomáticas líbias em Freetown, a visita do líder líbio inscreve-se no quadro dos seus esforços com vista a instaurar a paz e estabilidade em África.
O dirigente líbio foi recebido a sua chegada no Aeroporto Longi de Freetown pelo seu homólogo serraleonês, Ernest Bai Koroma, acompanhado pelo Vice-Presidente Aboubacar Sadiki Sam, por membros do Governo e do Parlamento, e pelos chefes das missões diplomaticas africanas e árabes acreditadas na Serra Leoa.
Da Serra Leoa, Muamar Kadafi vai rumar para a Guiné Conakry a fim de apaziguar as tensões políticas na sequência da morte a 22 de Dezembro corrente do Presidente deste país, Lansana Conté, aos 74 anos de idade.
O guia líbio anunciou terça-feira à noite em Tripoli, a capital líbia, durante um encontro com os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países da União do Magrebe Árabe (UMA), que ia efectuar visitas pela África Subsariana a fim de resolver problemas políticos na Guiné conakry, na Somália, na República Democrática do Congo (RDC) e no Tchad.
A última visita do líder líbio à Serra Leoa remonta a Junho de 2007 no quadro de um périplo pela Africa Ocidental que lhe conduziu também ao Mali, à Côte d'Ivoire e à Guiné Conakry.
Durante a referida viagem, o dirigente líbio tinha instado populações africanas a fazerem ouvir a sua voz durante a IX Cimeira da UA realizada em Accra, a capital ganense, e consagrada ao exame da formação de um governo federal africano.